Final Fantasy Tactics: The War of the Lions – Review
O que é uma obra-prima para você amigo gamer? Para alguns, é aquele jogo que consegue arrancar suspiros de uma multidão de games, que consegue ser simplesmente perfeito, tendo diversos elementos fantásticos jamais vistos em nenhum outro lugar! Já outros, uma obra-prima é aquele game que quase ninguém consegue compreender completamente, que muda o sentido de algo que muitos já estavam acostumados a jogar e consegue ser, como é que dizem mesmo... Soberbo! Perdoem-me a franqueza, mas para mim uma obra prima no mundo dos games simplesmente aquele game que cativou não somente os fãs do gênero, mas que trouxe novos jogadores a ele, tendo defeitos, mas com qualidades e características tão legais que fazem com que jogar ele, mesmo que muitos anos depois, ainda seja uma experiência tão fantástica quanto a primeira vez!
É nesse sentido que temos vários exemplos, dos mais variados gêneros (Pac-Mans, Marios, Sonics, Street Fighters, final fantasy VII, etc...), uns já com diversos outros games publicados e outros no enorme desejo dos fãs em ver uma continuação ou um remake, como o que vai acontecer em breve com Street Fighter 4 ou com o imortal desejo de ver o remake de final fantasy VII no PS3. Mas agora, vamos falar de uma dessas obras-primas que retornou para o delírio dos fãs ou para dar oportunidade de quem não viu ou jogou entender o porquê desses games serem tão queridos! final tactics está de volta, dessa vez para o PSP, ao invés de um console de mesa, com uma série de novidades e um novo sub-título: the war of the Lion.
final fantasy Tactics: the war of the Lion é o mesmo jogo que foi visto no Playstation 1, com o mesmo enredo, batalhas e sistema. Porém, a Square-Enix soube adicionar pequenas, entretanto importantes novidades para fazer com que os fãs retornassem e para que novos jogadores entendam o que é se apaixonar por um excelente game! final fantasy Tactics: the war of the Lion trás novos personagens jogáveis, novas e belíssimas cenas cinematográficas (num estilo bem anime), um novo e muito aguardado modo multiplayer, uma nova tradução da história (que faz com que as coisas sejam compreensíveis agora, melhorando e muito o entendimento do enredo, já que a antiga tradução foi feita por japoneses, onde a tradução era muito literal e repleta de erros, em inglês claro...), além de novidades para turbinar a jogabilidade como novas profissões, armas, armaduras (itens em geral), enfim, tudo para trazer um ar de novidade para um clássico.
Os gráficos podem até falar por si só, por mais que não houve muitas mudanças. Na verdade mais parecem os mesmos, diminuídos para o PSP, que mesmo assim continuam belos e bem trabalhados. Novidades gráficas mesmo podem ser vistas nas cenas cinematográficas, que trazem o belíssimo traço de Akihiko Yoshida. São simplesmente belíssimas, dando nova vida aos personagens principais do game! Eles se misturam aos bons efeitos sonoros e à música que ajudam a criar um clima ainda mais empolgante para as batalhas, ou que simplesmente combinam com as situações do jogo (quando você estiver modificando sua equipe ou fazendo compras de novos itens).
Agora, por mais incríveis que sejam todos esses elementos, nenhum deles ainda é o que realmente trouxe fama ao jogo. O nome é que diz tudo: Tactics! O elemento tático, a estratégia, o sistema de combate e a jogabilidade, isso sim resume o que é o Tactics! Esse remake para psp simplesmente faz de war of the lions a experiência portátil perfeita!
Combinado a tudo isso temos o sistema de Jobs (trabalhos ou empregos), que fazem com que cada personagem do seu exército seja único! Esse sistema, que também pode ser visto em FFIII ou FFV, faz com que você possa realmente personalizar cada personagem. Você pode fazer um soldado para encarar a linha de frente, um químico para curar e lidar com os problemas de status, um arqueiro para ataques à distância, um Black Mage para magias de ataque, um White Mage para magias benéficas, um Thief para ataques furtivos ou para quebrar os itens adversários, ou seja, já deu para perceber a quantidade de possibilidades não? Que nada! Tem muito mais! Com certa quantidade de níveis e diferentes profissões, você libera novas, com ainda mais habilidades e poderes, e você sempre pode deixar uma antiga Job como uma habilidade secundária de seu personagem, o que cria um leque de infinitas possibilidades e combinações!Tudo isso aliado ao fato que você poderá ter até 20 personagens em sua armada, o que gera ainda mais combinações, para as mais variadas situações! (P.S. the war of the lions tem profissões novas, não vistas na versão de PS1, não esqueça disso!)
Mas, como citei antes, uma obra-prima não precisa ser necessariamente perfeita, podendo conter defeitos e FFT: WotL tem algumas coisinhas. O pequeno “lag”, que existia na versão original não foi retirado, mas não é nada muito longo ou que tire o brilho do jogo. Outro vacilo da Square foi não ter modificado a linha de aprendizagem, e com isso você às vezes poderá ficar chateado com o fato de algumas batalhas do mapa em geral serem muito fáceis, enquanto as batalhas contra chefões são muito mais difíceis, criando um desnível completamente notável. E é uma pena que o número máximo de 5 personagens criados (pois em algumas batalhas você poderá ter mais dos personagens do enredo ao seu lado) foi mantido, onde outros games de tactics têm muito mais, o que poderiam ter esquentado ainda mais as coisas.
Mesmo com esses pequenos deslizes, final fantasy Tactics: the war of the lions é sim uma obra-prima! Todos os elementos do clássico, unidos às novidades farão os fãs segurarem o psp por muito, mais muito mais tempo! Se você curte games do estilo Tactics, mas nunca jogou FFT, chance melhor para conhecer um game de tactics de verdade não há! E se você nunca jogou um game do gênero ou só tinha ouvido falar de FFT, não pense duas vezes! final fantasy Tactics: the war of the lions é uma referência do gênero assim como O Senhor dos Anéis é para o gênero de filmes de fantasia! (Deu para sentir o quão bom o jogo é?). Vai levar tempo, mais muito tempo mesmo para surgir algo tão bom quanto! Agora às armas! O Leão urge!
Plataforma: PSP
Data de Lançamento: 09/10/2007
Distribuída por: Square-Enix
Desenvolvida por: Square-Enix
Gênero: Estratégia
ESRB Rating (censura): Adolescente
Nota: 10.0 / 10.0
Fonte de vídeos: YouTube
Redator: Jeancarlos Silva Mota